O Projeto “Saúde em Cores”, lançado pelo Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos à Saúde, nesta edição, orienta a população sobre os cuidados na prevenção de síndromes gripais.
O objetivo do “Saúde em Cores” é conscientizar a população sergipana acerca dos cuidados com a saúde e a prevenção de doenças. Para promover uma reflexão sobre diversos temas ao longo do ano, o projeto, a cada mês, traz informações sobre uma doença, com informações essenciais para que a população seja instruída e reforce os meios de prevenção.
> Síndromes Gripais
As síndromes gripais são infecções agudas que atingem o sistema respiratório, afetando as vias aéreas superiores, como o nariz e a garganta. Elas são causadas por diferentes tipos de vírus como o Influenza e seus subtipos, Parainfluenza, Adenovírus, Rinovírus e Coronavírus.
A transmissão ocorre por meio de gotículas eliminadas por pessoas que estão com o vírus ao tossir, espirrar, falar e também no ato de tocar em objetos contaminados e em seguida levar as mãos até a boca, olhos e nariz. O período de incubação do vírus vai de 1 a 4 dias, e ele pode ser transmitido 24 horas antes dos primeiros sintomas aparecerem e por até 7 dias.
Os principais sintomas das síndromes gripais são febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo, dor de cabeça, coriza, e calafrios. Em casos de falta de ar, dificuldade para respirar ou falar, saturação abaixo de 95%, febre alta que não melhora com analgésicos, dificuldade para se alimentar e persistência de sintomas após dez dias, um médico deverá ser procurado.
A prevenção é feita com o uso de máscaras, higienização das mãos, etiqueta respiratória e regularização da situação vacinal.
Um dos produtos que o projeto prevê é a produção de vídeos curtos que são divulgados nos canais de Comunicação do MPSE, com a participação de profissionais das áreas em destaque e informações importantes sobre prevenção e cuidado.
O novo vídeo do “Saúde em Cores” conta com a participação da Pediatra, Ana Jovina Barreto. “A transmissão das viroses respiratórias acontece muito rápido e fácil, através do contato pessoa a pessoa, de secreções e objetos contaminados, por isso que os cuidados preventivos são importantes”, destacou a profissional.
Fonte: MPSE