A Justiça Eleitoral do Tocantins, por meio do programa +Mulher +Democracia e da 1ª Zona Eleitoral, realizou, na quarta-feira (22), no Fórum da Comarca de Araguaína, uma roda de conversa com o tema “Mulheres na Política: Fortalecendo a Democracia”. A ação, que fez parte da Semana da Mulher, foi promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e reuniu servidoras, servidores, estudantes e representantes da sociedade em um momento marcado pelo diálogo e pela troca de experiências.


O evento foi conduzido pela juíza eleitoral da 1ª ZE, Milene de Carvalho Henrique, e mediado pela assessora de Planejamento e Gestão da Secretaria Judiciária e de Gestão da Informação (Asplan-SJI), Wagna Cristiane Ribeiro dos Santos, que promoveram a reflexão sobre o tema.
Para a juíza, o encontro foi uma oportunidade de fortalecer a presença das mulheres nos espaços. “É um prejuízo para a sociedade manter a mulher fora da política, pois a mulher tem tantas qualidades e traz equilíbrio. Eu acho que devemos sair daqui pensado no amanhã. Queremos ver mulheres mais candidatas”, destacou a magistrada.
Durante o encontro, a Academia de Letras Juvenil de Araguaína (Aljuva) realizou uma encenação cultural. O evento também contou com a participação do grupo de mulheres da Universidade de Identidades, Adultez e Longevidade (Uniial), que apresentou uma dança típica.
Dados mostram desafios
Apesar de representarem a maioria do eleitorado em Araguaína, nenhuma representante feminina foi eleita para os poderes municipais nas últimas eleições. Esse cenário reflete uma realidade mais ampla no Tocantins, onde não há nenhuma deputada tocantinense na Câmara dos Deputados e apenas 21% das candidatas foram eleitas em 2024.
“As mulheres também gostam de política, mas são silenciadas. Somos tão capazes quanto os homens e podemos ocupar os espaços de poder”, enfatizou a mediadora Wagna, que apresentou os dados colhidos durante a sua pesquisa de mestrado.
Homens pela causa
O chefe do cartório da 1º ZE, Amilton Brasileiro, destacou a importância do projeto para a cidade. “Hoje alcançamos um público grandioso, com mais de 200 participantes neste evento, atingindo o objetivo de conscientizar sobre as dificuldades na eleição de mulheres. A expectativa é que, nas próximas eleições, tenhamos mais candidatas e, consequentemente, mais eleitas, e que a sociedade tenha um futuro melhor com a continuidade do engajamento político feminino”, destacou Amilton.
O assessor de Planejamento e Gestão da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) daquele Regional, Haleks Marques, participou da roda de conversa e enfatizou a relevância do programa. “O programa +Mulher +Democracia é para todos nós homens também, pois temos que ter consciência do papel delas”, disse.
O papel da educação
Elda Hipólito, representando a Secretaria Municipal de Educação, destacou o papel dos educadores em trabalhar as pautas da mulher desde os anos iniciais. “Nós incentivamos e apoiamos todo tipo de projeto que venha fortalecer essa pauta. Somos capazes de desenvolver qualquer função”, afirmou.
Semana da Mulher
A roda de conversa foi o evento principal da programação da Semana da Mulher, que segue até esta sexta-feira (24), com atividades voltadas à reflexão sobre cidadania e igualdade de gênero. Ao longo da semana, a equipe do TRE-TO está realizando rodas de conversa com estudantes de diversas instituições de ensino superior da cidade.
LB/EM/MM, com informações da Assessoria de Comunicação Social do TRE do Tocantins


