O advogado Matheus Chagas, candidato à vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional da OAB/SE, se pronunciou publicamente após a petição de impugnação apresentada por entidades do movimento negro em Sergipe. Em vídeo e nota divulgados nas redes sociais, ele afirmou que sua candidatura “está de pé, firme e forte” e que o registro foi oficialmente deferido pela Comissão Especial, garantindo sua permanência regular na disputa.
Segundo o advogado, a confirmação do deferimento, inclusive para concorrer pela cota destinada a pessoas pardas, foi comunicada dentro dos trâmites previstos pela Ordem, e ele diz ter “muito orgulho do que é”.
“Infelizmente, o crescimento de minha candidatura parece ter incomodado algumas pessoas, que andam promovendo ataques e até mesmo fake news na internet, como se eu estivesse fora da disputa“, afirmou.
O posicionamento foi feito após a ANAN/SE e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da ABMCJ/SE, entre outras entidades negras, questionarem o enquadramento de Chagas na política de cotas raciais da OAB/SE, alegando ausência de critérios claros pela Comissão de Heteroidentificação.


