Com brilho nos olhos e muita curiosidade, 28 integrantes da Escola do Legislativo de Balneário Camboriú (SC) visitaram o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na manhã desta quinta-feira (23). A visita é parte do Programa Educativo do Museu do Voto, e os participantes, que atuam como vereadores mirins, representam escolas do município e participam de uma programação repleta de aprendizado e vivência democrática.
O supervisor da Escola do Legislativo, Roberto Gonçalves, de 36 anos, que coordena o Programa Vereador Mirim há seis anos, destacou o crescimento e a relevância da iniciativa. “É muito gratificante poder ver os jovens se envolverem com política, que, infelizmente, é muito descredibilizada”, afirmou. “É importante mostrar para o jovem que a política faz parte da vida, queira ele ou não. O mais legal é ver a mudança de olhar: eles passam a perceber o coletivo, o espaço onde vivem e o papel que podem exercer.”
Os estudantes fizeram uma imersão na história e no funcionamento da Justiça Eleitoral, viram detalhes da exposição “O voto no Brasil”, percorreram a mostra de longa duração do Museu do Voto e encerraram a visita ao assistirem à sessão plenária. A iniciativa integra o compromisso permanente do Tribunal com a educação para a cidadania e a valorização do voto.
O futuro é agora
Para o estudante Luca Carvalho Mesite, de 13 anos, do Liceu Catarinense, participar do projeto é uma experiência transformadora e prática. “Eu amo esse projeto, porque mostra o poder da juventude. A gente fala muito, mas é difícil fazer, e aqui a gente faz o difícil. Estou amando essa visita, porque estudamos muita história, e Brasília faz parte dela”, contou.


