A equipe da Corregedoria Eleitoral de Sergipe está realizando, entre os dias 26 e 28 de fevereiro, o Atendimento Biométrico Itinerante (ABI) na cidade de Cedro de São João, em frente à Escola Padre Manoel Guimarães, localizada na Av. Manoel Dantas, 450, Centro. Oferecendo serviços eleitorais a comunidades mais distantes das sedes das Zonas Eleitorais com dificuldade no sentido de comparecer aos Cartórios Eleitorais.
Com a população de pouco mais de 5 mil habitantes, o município sergipano de Cedro de São João está localizado na região do Baixo São Francisco e fica a quase 40km do município de Aquidabã (sede da 3ª Zona Eleitoral). Durante o referido período, estão oferecidos os serviços de emissão do 1º título, revisão, transferência, 2ª via, emissão de certidão, entre outros. O atendimento itinerante ocorre de fevereiro a novembro, em anos não eleitorais, e até março, em anos eleitorais. Entre 2023 e 2024, a VAN do ABI atendeu a mais de 2 mil eleitores nas Zonas Eleitorais de Sergipe.
Para essa ação, foram designados três integrantes da Justiça Eleitoral. Pela Corregedoria Eleitoral de Sergipe, estão atuando a servidora Maria Elizabete Santos Almeida e o servidor Abdorá Coutinho Oliveira; pela 3ª Zona Eleitoral, o servidor José Roberto Costa. Os trabalhos são supervisionados pelo juiz Pedro Rodrigues Neto, titular da 3ª ZE.
De acordo com o servidor Abdorá Coutinho: “A média de atendimento fica entre 50 e 60 eleitores por dia. Os serviços solicitados são os mais diversos, desde a emissão do 1º título até a atualização do cadastro.” Ele continuou dizendo que “as pessoas que moram em outros municípios que pertencem à Zona Eleitoral também podem procurar a VAN para atendimento”.
O servidor José Roberto Costa (3ª ZE) falou sobre o atendimento: “Como servidor da Justiça Eleitoral, é uma satisfação poder contribuir para agilizar e facilitar o atendimento ao cidadão. O eleitor pode contar com a comodidade de ser atendido em sua cidade.”
Maria Elizabete ressaltou que o eleitor teria que se deslocar de um município a outro, às vezes, apenas para atualizar o cadastro, o que demanda tempo e custo. “Desenvolver esse trabalho é respeitar a cidadã e o cidadão. Atender pessoas que talvez não participassem das eleições por não terem dinheiro para se deslocar do município onde residem até o Cartório Eleitoral significa, para mim, poder ajudar essa pessoa a exercer a cidadania e a ser inserida no processo eleitoral”, disse Elizabete.
O gerente comercial Tiago Rocha disse ter ficado grato por ser atendido sem precisar deslocar-se até a sede em Aquidabã: “Meu filho estava com dificuldade para tirar o 1º título, porque ele estuda e fica difícil ir até o Cartório em Aquidabã. Hoje estou satisfeito porque meu filho já vai sair com o documento dele e participar das próximas eleições.”
Esse tipo de ação é fundamental para garantir a participação de todos no processo eleitoral e demonstra o compromisso do TRE-SE em facilitar o acesso aos serviços essenciais, promovendo inclusão e cidadania a todas as pessoas.
Fonte: TRE/SE